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Dicionário Fitness (Atualizado)

Dicionário Fitness (Atualizado)

Dicionário Fitness (Atualizado) – Se você está começando no no mundo fitness, muitos assuntos e termos utilizados serão novidade pra você.

É por isso que hoje o Meu Treino Perfeito traz pra você, um dicionário fitness que vai te deixar por dentro dos principais termos utilizados.

Primeiramente, destacamos que se você tiver qualquer dúvida sobre as informações do post, você poderá entrar conosco e conversar com um personal trainer online ou nutricionista online.


Dicionário Fitness (Atualizado)

ABS

É uma sigla que pode representar tanto os treinos abdominais ou simplesmente os músculos do abdômen.

AEJ

É uma sigla que significa Aeróbicos Em Jejum.

Aeróbico

Aeróbico segundo a biologia significa “que apresenta atividade ou ocorre apenas em presença do oxigênio” ou ” “com oxigênio” ou “na presença de oxigênio” e refere-se a tudo que necessita de oxigênio para subsistir.” Os exercícios aeróbicos são exercícios que aumentam o uso do oxigênio e a frequência cardíaca. O oxigênio é usado no processo de geração de energia no organismo e por isso são exercícios tão indicados para a queima de gordura corporal, além de auxiliarem no emagrecimento, os aeróbicos são excelentes para aliviar o stress, alguns aeróbicos que você pode fazer em casa são pular corda. , subir e descer escadas, caminhada, dançar, pedalar.

Anaeróbico

Já os exercícios anaeróbicos são o oposto dos aeróbicos, não é usado oxigênio na produção de energia, são atividades com mais intensidade e curta duração, esses exercícios tem por objetivo aumentar a força e a massa muscular, como por exemplo musculação e arremesso de peso.

AES

A sigla vem do inglês ” Anabolic Steroids” e é traduzido para o português como Esteroides Anabolizantes ou esteroides androgênicos anabólicos, essa substância é derivada do hormônio masculino testosterona e são famosos pelos efeitos que causam nos músculos, para ser mais clara, a hipertrofia muscular, essas substâncias são usadas principalmente para tratar algumas doenças, mas por seus benefícios hipertróficos ganham cada vez mais adeptos, porém esses hormônios causam efeitos colaterais principalmente nas mulheres, logo que a testosterona é um hormônio é masculino.

ADE

É um composto vitamínico usado para tratar carências de vitaminas e infecções em bovinos, equinos, suínos, ovinos, caprinos e coelhos (há claras recomendações para não se usar em cães e gatos), o nome do próprio produto já diz as vitaminas nele presentes, vitamina A, D e E. e possui um baixo custo. Esses produtos são injetados no corpo para dar a impressão de músculos grandes, mas diferente dos AES que são hormônios e que realmente atuam no desenvolvimento do músculo, esses óleos não atuam nos músculos ficam ali embaixo da pele e causam um formato estranho mais arredondado ao local, além da deformação que causa ao corpo gera inúmeros efeitos colaterais, a pessoa que teve essa ideia estava muito desesperado para fazer uma coisa dessa, socorro!

Aminoácidos

Os aminoácidos são essenciais para o corpo humano pois formam a estrutura das proteínas, eles ajudam no reparo, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular e estão divididos em dois grupos os aminoácidos essenciais que apenas são obtidos consumindo eles mesmos e os não essenciais que são produzidos pelo organismo.

Ácido lático

Durante um exercício muscular respiramos mais depressa, logo consumimos mais oxigénio. No entanto, os músculos possuem um mecanismo que garante a continuação do esforço, mesmo na ausência do oxigénio, a respiração anaeróbia, onde a glicose presente no músculo se decompõe na ausência de oxigénio, produzindo ácido lático.

Quanto maior a atividade muscular, mais ácido lático se acumula no músculo, tornando-nos incapazes de prosseguir com o exercício, produzindo cansaço, dor e/ou até cãibras.

Aeróbico

Os exercícios aeróbicos são atividades que aumentam o consumo de oxigénio e a frequência cardíaca. Andar, correr e pedalar são alguns dos exemplos.

Anaeróbico

Exercícios anaeróbicos são atividades de curta duração e alta intensidade nas quais o metabolismo anaeróbico acontece nos músculos, ou seja a geração de energia é independente do oxigénio. Exemplos deste tipo de exercícios incluem a musculação, sprints e saltos.

Aminoácidos

Os aminoácidos formam a estrutura das proteínas e são essenciais para o corpo humano, pois contribuem ativamente na recuperação, crescimento e desenvolvimento do tecido muscular, bem como promovem outros benefícios farmacológicos e fisiológicos como a regulação hormonal e funções neurotransmissoras.

Anabolismo

Processo celular que favorece o desenvolvimento muscular.

Atrofia

quando os músculos reduzem de tamanho devido ao fato de não estar mais sendo estimulado através de exercícios.

Antagonista

Significa algo contrário. No caso muscular, um músculo antagonista é um músculo que “permite” a ação contrária ao movimento provocado por um outro músculo (músculo agonista), ou seja, o músculo antagonista é aquele que tem um “trabalho” oposto a um outro músculo.

Antioxidante

São moléculas capazes de retardar ou impedir o dano oxidativo, processo causado por substâncias chamadas radicais livres, que podem levar à disfunção das células e o aparecimento de problemas como doenças cardíacas, diabetes e cancro. O papel dos antioxidantes é bloquear as reações de oxidação e oferecer proteção às membranas e outras partes das células.

Atrofia muscular

É a diminuição do volume muscular causado pela inatividade. Pode também ser originada por alguma doença neurológica ou simplesmente pela falta de uso de um determinado grupo muscular, como acontece por exemplo quando temos um membro engessado por um determinado período de tempo.

Biotipo

São os diferentes tipos de metabolismo de cada um. Quem é magro e tem dificuldades para engordar e ganhar massa é chamado de ectomorfo. Pessoas que estão acima do peso e têm dificuldade para queimar gorduras e emagrecer são os endomorfos. E as pessoas que estão no meio termo e não possuem nenhuma das dificuldades fisiológicas acima são definidas como mesomorfos.

Endomorfo

Pessoas com o biotipo endomorfo tem maior tendência ao acúmulo de gordura corporal, possuem o peso elevado e formas arredondadas, abdômen mais saliente, braços e pernas mais curtas.

Ectomorfo

Pessoas com esse biotipo têm o metabolismo acelerado e possuem menor reserva de gordura corporal. A pessoa ectomorfa costuma ser muito magra, possui quadris, ombros e estrutura óssea menores.

Mesomorfo

Esse biotipo está entre o ectomorfo e o endomorfo. Nos homens, a característica predominante são os ombros mais largos do que o quadril e nas mulheres é o inverso, o quadril é mais largo do que os ombros. Pessoas com esse biotipo genético tem maior predisposição ao ganho de massa muscular, conseguem atingir em um curto período de tempo ótimos resultados de hipertrofia, definição e explosão muscular.

Body Fat (Gordura Corporal)

traduzido literalmente como “gordura corporal”, é o percentual de massa do corpo. Alguns usam a abreviação palavra BF.

Bodybuilder

também chamado de fisiculturista, é aquele que trabalha de forma muito comprometida no desenvolvimento e desenho de sua musculatura. Pode ser profissional ou não.

Bolar

Fazer um ciclo de esteroides anabolizantes.

Bulking

Bulking é a chamada fase da engorda.

Nesta fase irás ter um regime alimentar com vista aos ganhos de massa muscular. A tua alimentação será hipercalorica para que consigas ganhar o máximo de músculo possível.

Possivelmente ganharás também alguma gordura, mas não necessariamente. Nesta fase podes considerar duas opções:

Clean Bulk (Bulk limpo)

Nessa estratégia nutricional, o aumento do saldo calórico vem das porções de alimentos e do uso de suplemento alimentar. Aqui, a alimentação saudável é priorizada, ou seja, nada de comidas com muito açúcar, gorduras ruins ou processadas.

Dirty Bulk (bulk sujo)

Qual é a maneira mais rápida de aumentar as calorias da dieta? Comendo doces, pizzas, fast foods, frituras e todo o tipo de comida muito calórica. Assim é o bulking sujo que, num primeiro momento, parece a opção mais gostosa de fazer. Porém, ele tem muitas desvantagens que podem atrasar os seus resultados, e, por isso, é o menos indicado. Mas isso é assunto para outro tópico.

Carga

Peso utilizado na execução dos exercícios.

Catabolismo

Quebra das proteínas do tecido muscular para obtenção de energia, ou seja, a perda de massa muscular.

Ciclo ou Ciclar

É o período determinado para o uso de drogas especificas, ou seja é o planejamento para o uso de AES, no intuito de aumentar a massa muscular ou secar, o ciclo é determinado pela droga, objetivo e vários outros fatores.

Circuito Funcional

Muito mais divertido e dinâmico, o circuito funcional é uma técnica de treinamento físico que tem como base à utilização dos padrões do movimento humano (empurra, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolve a integração do corpo todo para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento, tornando o nosso corpo uma máquina de locomoção mais eficiente.

Cutting

Fase de perda de gordura ou de seca. Nesta fase a rotina do atleta é voltada para a queima de gordura e definição muscular. Esta fase é por norma antecedida pela fase de bulking.

Day Off

Dia em que o atleta não praticará qualquer tipo de atividade física, fornecendo um tempo maior de descanso ao corpo.

Definição Muscular

É deixar os contornos musculares visíveis, deixando o corpo bem marcado, trincado, sarado e esse resultado só é possível com pouca % de gordura corporal.

Dumbbell

Halter em português

Dia do Lixo

É o dia mais esperado pela maioria dos “fitness”. É o dia da semana para sair da dieta restrita e comer o que quiser.

Drop set

O drop-set ou série descendente pode ser caracterizado em três passos:

1 – Realização do movimento com técnica perfeita até a falha muscular;

2 – Redução da carga (em aproximadamente 20%), após a falha;

3 – E continuação do exercício com técnica perfeita até nova falha.

Deve-se repetir o segundo e terceiro passos até se alcançar o objetivo estabelecido para o treino. 

Esteroides Anabolizantes

Foco de muitas discussões (alguns são à favor e outros contra), são classes diversas de hormônios naturais ou sintéticos que promovem o crescimento celular e aumentam os músculos. Podem ser administrados de forma oral ou injetável (intramuscular) e são completamente diferentes de Suplementos Alimentares. Alguns se referem como “veneno”.

Estrogénio

Principal hormônio feminino.

Exercícios Compostos

São todos os exercícios que envolvem mais do que um grupo muscular. Neste tipo de exercício são recrutados vários músculos, o que é excelente para o desenvolvimento muscular.

Supino, elevações e agachamentos são bons exemplos de exercícios compostos.

Exercícios Isolados

São precisamente o oposto dos compostos. Neste tipo de exercícios vais recrutar apenas um grupo muscular. Por exemplo: Flexão de Perna (cadeira extensora) ou Rosca Bíceps.

Falha muscular

É o ponto onde o músculo está tão fatigado que ele não consegue realizar mais nenhuma repetição.

Fase Concêntrica

Também chamada de fase positiva, e a fase do exercício em que se realiza a contração muscular.

Fase Excêntrica

Também chamada de fase negativa, é a fase do exercício em que se realiza o relaxamento da musculatura.

Frango

Indivíduo com pouca quantidade de massa muscular ou que não se dedica aos corretamente à musculação e faz tudo errado: exercícios, dietas e descanso.

Giant set

Série com vários exercícios sendo executados com pouco ou nenhum descanso entre eles.

Hardcore

algum exercício ou série de difícil realização, também é um termo que caracteriza alguém muito dedicado e que está disposto a fazer sacrifícios para atingir a hipertrofia.

HIIT

O High Intensity Interval Training é um treino de alta intensidade em um curto de espaço de tempo. É óptimo para queimar gordura e aumentar o metabolismo. Conheça os benefícios do HIIT.

Hipertrofia

O termo hipertrofia é usado quando se quer mencionar o crescimento da fibra muscular. A hipertrofia muscular é basicamente uma resposta do organismo com fins de adaptação mediante um exercício físico, sendo geralmente resultado de exercícios anaeróbicos acompanhados de dieta apropriada.

Índice Glicémico

É um indicador da rapidez com que os hidratos de carbono sobem os níveis de açúcar no sangue.

Quanto mais processado e refinado é um hidrato de carbono mais rapidamente os níveis de açúcar no sangue aumentam. Estamos a falar obviamente dos hidratos de carbono simples.

Quanto mais rápida é a entrada do hidratos de carbono no sangue mais insulina será libertada pelo pâncreas. Isto acontece para que haja um equilíbrio nos níveis de açúcar no sangue.

Janela

Intervalo de tempo após o treino, em que o corpo atua com o máximo de absorção de nutrientes para se recuperar do desgaste físico. Varia entre 20 minutos e 1 hora após o treino e é quando a suplementação “pós treino” é realizada.

Macronutrientes

Em suma, macronutrientes (Carboidratosgorduras (lipídios) e proteínas) são nutrientes que ajudam a fornecer energia ao seu corpo. É importante destacar também que seu o organismo precisa de grandes quantidades de macronutrientes durante o dia.

Carboidratos, gorduras (lipídios) e proteínas são classificados como macronutrientes.

Maromba

estilo focado no esporte “musculação”. Tudo que envolve o tema: músicas, filmes, sites, roupas, gostos, hábitos, entre outros.

Marombeiro

Indivíduo que não apenas malha, mas também segue um estilo de vida altamente focado no “Fitness”. É aquele que segue rigidamente as rotinas de treino, dieta e descanso, colocando sempre o seu corpo em primeiro lugar.

Newbie

Pessoa que está começando. Um iniciante.

No Pain No Gain

Sem Dor Sem Ganhos, é uma filosofia seguida por muitos atletas. Significa que se você não se esforçar muito (até doer), não terá o corpo que deseja.

Overtraining

Estado físico em que o corpo já não consegue mais se recuperar corretamente devido a um excesso de exercícios sem intervalos e de descanso correto entre os dias de treino. Os sintomas são: dor de cabeça, fadiga, enjôo, vômitos, tontura, entre outros.

Pré-treino ou Pre-Workout

Alimentação ou suplementação antes do treino.

Ofertas em pós-treino

Pós-Treino ou Pos-Workout

Alimentação ou suplementação depois do treino.

Ofertas em pré-treino

Proteína

É constituída por aminoácidos e é essencial para o reparo e crescimento do corpo. Um grama de proteína contém 4 kcal de energia. As proteínas são quebradas dentro do nosso corpo para produzir os aminoácidos.

Pump

Sensação de inchaço no músculo causado pelo congestionamento de sangue da região treinada.

Série

Maior fração do exercício. Um exercício é dividido em várias séries, e cada série é dividida em várias repetições.

Exemplo: série de abdominais – 4 séries de 20 repetições – é quando serão realizadas 20 abdominais seguidas, por quatro vezes, com um tempo curto de espaço e tempo entre elas.

Shape

Forma física, formato, desenho do corpo.

Super série

Consiste na realização consecutiva de vários exercícios para o mesmo grupo muscular. Simplificando, executar os exercícios de forma seguida, um atrás do outro, até completar um total superior a quatro exercícios sem pausa. Após a execução do último exercício, há uma pausa, para depois repetir o processo uma segunda e a terceira vez.

Suplemento

produto utilizado para fornecer algum tipo de substância natural ao organismo, como Whey Protein, Glutamina ou BCAA.

Taxa metabólica

É o nome dado à velocidade que o corpo queima calorias. A taxa metabólica de cada indivíduo é determinada em grande parte por características genéticas.

Tecido adiposo

O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido no qual se encontra em predominância adipócitos, que são um tipo de célula que acumula gotículas de gordura.

Termogênicos

Ação termogênica ou termogênese significa transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

Testosterona

É um hormônio esteroide produzido em homens e em mulheres.

Vascularização Muscular

Surge quando o teu corpo está definido e as veias ficam visíveis, pois a percentagem de gordura é baixa. As veias dos braços são normalmente as primeiras a aparecer.

Há quem diga que a beterraba é uma aliada para uma boa vascularização muscular. A boa vascularização permite que o sangue, oxigénio e nutrientes chegam devidamente onde é mais preciso.

Vigorexia

Vigorexia ou transtorno dimórfico muscular é caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo um género de anorexia reversa.

VO2 Máximo

Pode ser chamado de consumo máximo de oxigênio, é ele que representa a capacidade aeróbica máxima de um indivíduo.


Veja também o dicionário do Crossfit


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Contribuição na Criação do Conteúdo

Personal Trainer Camila Almeida.

Nutricionista Rodrigo Zanetti.

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