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Pré-treino – Alimentos para consumir e para evitar antes do treino

Pré-treino – Alimentos para consumir e para evitar antes do treino

Se tem um nutriente que você precisa consumir antes de ir para academia (pré-treino), ele se chama carboidrato. Embora o carbo seja visto de forma negativa por muita gente que quer emagrecer, ele é importantíssimo para garantir a energia imediata que necessitamos nos treinos e, ainda mais, cortar o carboidrato totalmente da dieta pode até atrapalhar o emagrecimento, se este for o objetivo.

Acontece que o carboidrato é nossa principal fonte de energia e limitá-lo da dieta pode fazer até com que você diminua o rendimento nos treinos. Mas, se o treino for curto e leve, tipo 1 hora na esteira, não é necessário comer nada antes. As principais refeições já garantem energia para exercícios leves a moderados. Os pré-treinos entram em jogo quando a atividade exige mais resistência e você já está há cerca de duas horas sem se alimentar.

Vale ressaltar que, se você se exercita logo pela manhã, é essencial comer algo antes do treino! Apesar de ser um hábito que muitas vezes é popularizado na internet, o treino é pouco recomendado pelos profissionais. É melhor, na grande maioria dos casos, a pessoa estar com um alimento no estômago para treinar. O jejum pode, inclusive, prejudicando o rendimento.

Confirma abaixo a análise do Nutricionista Rodrigo Zanetti e a lista de alimentos recomendados ou não para serem consumidos de pré-treino.

 


O que consumir antes do treino?

  • Suco de laranja;
  • Suco de uva;
  • Batata doce;
  • Sanduíche de pão integral com pasta de atum;
  • Abacate com ovo;
  • Bolacha de arroz;
  • Barrinha de proteína;
  • Açaí;
  • Whey protein;
  • Frango com batata doce.

 


O que evitar de consumir antes do treino?

Bulletproof coffee

Apesar da febre recente no consumo, o bulletproof coffee pode atrapalhar os resultados, principalmente se o objetivo for emagrecer.

Tudo isso porque o cafezinho preto tem praticamente zero calorias, enquanto o bullet (que leva manteiga ghee e óleo de coco) pode ter, em média, de 150 a 270 calorias. Além disso, não é interessante consumir gordura no pré-treino.

Já que o metabolismo consome a gordura do próprio corpo como energia (quando esgota o glicogênio vindo do carboidrato) e não precisa de outra fonte. São poucos os casos em que a pessoa responde melhor à gordura do que ao carboidrato no pré-treino. Na dúvida do que é melhor para o seu caso, consulte o nosso nutricionista.

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Carne vermelha

Esta é uma fonte de proteína de absorção mais lenta. Dependendo do corte, pode ter mais gordura também, o que vai atrapalhar ainda mais o rendimento durante o exercício, causando até incômodos por conta da digestão demorada.

Oleaginosas

Apesar de serem simples de levar e comer, não são o pré-treino mais indicado. Isso por que as castanhas são, majoritariamente, fontes de proteína e lipídio (gordura), com pouco carboidrato em sua composição.

 


Dica Extra

Confira o post “Como Fazer Pré Treino Natural Caseiro”.

 


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Contribuição na Criação do Conteúdo

Nutricionista Rodrigo Zanetti

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