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Mobilidade Torácica

Mobilidade Torácica

Confira as informações e aprenda como fazer o exercício de Mobilidade Torácica. Inicialmente leia o post, em seguida assista o vídeo e por fim, lembre-se que o portal Meu Treino Perfeito oferece um período grátis de consultoria online para ajudar você tirar todas as suas dúvidas com um Personal Trainer online e/ou Nutricionista.

 

Aprenda como executar o exercício de Mobilidade Torácica:

  1. Primeiramente leia todo o conteúdo do post sobre o exercício.
  2. Posteriormente assista o vídeo com o exemplo da execução do exercício.
  3. Com efeito de corrigir possíveis falhas, antes de sair executando os movimentos do exercício, faça os educativos.
  4. Assim também procure fazer o exercício na frente do espelho ou se filme executando os movimentos e depois assista o vídeo. Dessa forma você conseguirá corrigir possíveis falhas durante a execução do exercício.
  5. Contudo, se você não se sentiu confortável fazendo o exercício de mobilidade, peça para o seu personal trainer trocar o exercício.
  6. Além disso, sempre consulte e peça ajuda para um personal trainer.
  7. Por fim… Parabéns por estar fazendo atividade física e cuidando da sua saúde! #eumelhorqueeu

 

 

Classificação do Exercício

  • Mobilidade

 

Articulação Trabalhada

  • Pescoço
  • Coluna
  • Ombro
  • Quadril

 

Músculos Trabalhados

MÚSCULOSCLASSIFICAÇÃO MUSCULARGRUPO MUSCULAR
Grande dorsalPrimárioCostas
RombóidesPrimárioCostas
SerrátilPrimárioCostas
LombarSecundárioCore
Redondo menorSecundárioCostas
Redondo maiorSecundárioCostas

 

Dicas

  • Posicione as mãos afastadas na largura dos ombros.
  • Posicione os joelhos afastados na largura do quadri.
  • Leve o quadril em direção dos pés e volte em 4 apoios.
  • Executar antes de treinar costas.

 

Benefícios do Exercício

  • Melhora a amplitude de movimento.
  • Melhora a postura.
  • Auxilia nas atividades do dia a dia.
  • Prepara as costas para ser trabalhada.
  • Previne lesões.
  • Melhora a estabilização da coluna.

 

 O que é mobilidade?

Mobilidade é um conceito amplo que envolve amplitude de movimento, tensão muscular, tecidos moles e capsula articular, aderência, resiliência dos tendões, coordenação neuromuscular, propriocepção, biomecânica da posição e conhecimento da forma adequada e executar um movimento. Isto também inclui a estabilização, gerada pelo equilíbrio muscular e força, principalmente no core para proteger a coluna vertebral e terminações nervosas.

 

A diferença entre alongamento e mobilidade

O alongamento foca apenas o comprimento de um músculo encurtado e rígido. Mobilização de outro modo, é o movimento baseado na integração do corpo todo abordando e identificando todos os elementos que limitam o movimento e a performance, incluindo músculos encurtados e rígidos, restrições de tecidos moles, cápsula articular, problemas de controle motor, disfunção na amplitude de movimento e problemas neurais dinâmicos. Resumindo, mobilização é a ferramenta para encontrar de forma global problemas de movimento e performance. (Dr. Kelly Starrett)

 

Benefícios dos Exercícios de Mobilidade

A importância da mobilidade física também reside nos inúmeros benefícios que ela proporciona, tais como:

  • Ajuda na correção de desequilíbrios musculares;
  • Diminuição da tensão excessiva dos músculos e manutenção de seu comprimento funcional “normal”;
  • Alivia o estresse nas articulações;
  • Melhora na eficiência neuromuscular e, consequentemente, na função motora;
  • Em suma, saiba mais no link abaixo…

4 dicas para começar fazer atividade física e manter o hábito

Seguem algumas dicas de como iniciar e manter o hábito de fazer exercício físico:

Primeiramente procure treinar no primeiro período da manhã

Porque assim você cumprirá essa meta, aumentará a disposição para o longo do dia e deixará seu metabolismo mais acelerado (dependendo da alimentação, pode-se ter uma maior oxidação de gordura pós-exercício). Além disso, não faltará ao compromisso (não inventará nenhuma desculpa) se por ventura estiver cansado e tiver programado o exercício físico para o final do dia;

Acima de tudo, sempre comece devagar

Comece sempre com uma atividade que não exige tanto preparo físico (caminhada, andar de bicicleta, musculação ou outras atividades ao ar livre) e inicie o treinamento por duas vezes na semana e, assim, progressivamente – crie a meta de se exercitar duas vezes e, conforme a adaptação, aumente a frequência gradativamente;

A localização também é muito importante

Pratique atividade física perto de casa ou no caminho de deslocamento para o seu destino, como cursinho, trabalho, biblioteca ou seu local de estudo;

Por último, pratique a atividade física em grupo. Treine com seus amigos ou familiares

Procure realizar atividades em grupo, se possível. Caso se trate de um esporte individual, estabeleça metas, por exemplo: caminhar ou correr dois quarteirões, andar de bicicleta por poucos quilômetros, nadar por “x” metros;Tenha uma alimentação saudável. Mude seus hábitos alimentares. Evite produtos industrializados. Com isso você perceberá uma melhora significativa na disposição no seu dia a dia.

 

Dica de Leitura: Você sente tremor nos olhos?

Quase todo mundo já sentiu alguma vez tremor nos olhos, mas o que pouca gente sabe, é que esse tremor não acontece nos olhos em si, mas sim nas pálpebras móveis. Continue lendo no link abaixo…

 

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Contribuição na Criação do Conteúdo

Personal Trainer Camila Almeida

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